28.4.13

O que a Internet está fazendo com nossos cérebros?

http://db.tt/DIffTkmL
No link acima você confere uma resenha breve sobre o polêmico bestseller de 2011 de Nicholas Carr

22.4.13

Novos conceitos para novos tempos


A agência responsável por isso é um fenômeno! Adorei! Parabéns!

21.4.13

As 100 Pessoas mais Influentes do mundo - Time e Klout


TIME 100 List Includes Top Klout Influencers



 + 
A maioria das pessoas da lista 100 da Time encontram-se entre os 5% top influenciadores do Klout. Coincidência? Longe disso. Os mecanismos de avaliação de influência do Klout não são manipuláveis (segundo os administradores do serviço) e baseiam-se apenas no que as pessoas fazem com as coisas que você diz - ou faz - online. Para isso são monitoradas todas as redes sociais, máquinas de busca e uma infinidade de ferramentas de métricas na web. Isto revela que a reputação deste serviço de mídia social está se consolidando. O que podemos fazer para compreender melhor os fenômenos que envolvem o poder, a reputação e a influência online é acompanhar o que vai acontecer no decorrer dos próximos meses.
Hoje o primeiro lugar na lista Klout é o presidente americano Barack Obama com 99 Klout Score. O criador do serviço Klout tem 85 Klout Score. 
Para entender melhor o que é o Klout visite:
www.klout.com
Corporate-Eye

19.4.13

Update para Tablet Motorola Xoom 2 - Android 4.0.4

Android 4.0.4 para Motorola Xoom 2 Media Edition
No blog do Pescoço você encontrará um tutorial simples passo-a-passo. Mas eu não testei. Por preguiça não por medo. Instalarei quando me dispor. Espero que até lá a própria Motorola faça por si o seu trabalho.

Do ASDFG ao Ctrl+Alt+Del

Assista a "Digiriatria: Seremos todos velhos digitais: Dado Schneider at TEDxCanoas" no
"... as pessoas antes se separavam por 'incompatibilidade de gênios', hoje,  se separam por 'defasagem de vibe'... "   Uma palestra divertida e altamente instrutiva.


ZUCKERBERG - O NOVO FARAÓ

Mídias Sociais e Informação Não-Massificada

A falácia da Internet democrática


chicagotribune.com 
Voice of the People, Apr. 18
April 18, 2013
Education conflict
Charges and counter-charges surrounding the proposed closing of the Chicago Public Schools exemplify the kind of win-lose conflict that this city needs to move beyond.

We look to the editors of the Chicago Tribune to rise above being a party in this flight to being leaders in bringing some creative thinking to this problem ("Racist? No; School closings debate threatens to divide the city," Editorial, April 9).
The issues in this conflict go beyond personal power struggles between the mayor and union leaders. This fight is not just about race relations, school closings, quality education, safer neighborhoods, jobs, abandoned buildings, struggling communities, charter schools, the future of public education or the decision-making process itself. It is about all of these issues and more. We can't address these issues by simply polarizing the city around whether to close schools or not.
It's time for some creative thinking from our leaders that goes beyond pitting powerful forces against each other with children being caught in the crossfire.
It's time for some imaginative thinking that can bring together economic resources, community participants, editorial leadership and political will power.
It's time for the Chicago Tribune to call for the process of third-party mediation to bring together all the parties to establish some common goals and the means to accomplish them.
This should not be the end of negotiations. This should be just the beginning.
Gilda C. Parrella, School of Communication, Loyola University Chicago
Tente ler no próprio Chicago Tribune... Duvido que consiga.

O texto acima é uma carta ao editor do jornal sobre um assunto local. Meu interesse é particular posto que é a publicação de uma professora amiga minha. É um problema pontual que queiram acabar com as escolas públicas num país onde encontram-se altares em louvor ao dinheiro e seu poder. Nada contra a deificação do dinheiro, cada qual louva que lhe é louvável. O motivo de eu republicar a carta acima é o fato de eu não ter tido acesso a este conteúdo não fossem as máscaras, camuflagens e simulacros da web. 
Aproveito pra relembrar o estimado Anonymouse. Um dos poucos baluartes que representam verdadeiramente o espírito da nossa Era, a Era Digital, a Era da Informação. Diferentemente dos navegadores que fingem  te tornar invisível, não deixando seus rastros digitais, este serviço gratuito te permite navegar sem sombras. 
Agora, com a emergência de aprovação do tal 'Marco Civil' da Internet no Brasil, precisamos tomar cuidado com os excessos de problemas que informam estarem enfrentando e o que está escrito na bandeira a favor dos usuários. Lembro que 'usuário' não é sinônimo de 'consumidor', nem muito menos, de 'indivíduo'. O argumento vale para a vida digital, para a vida natural e, também, para a vida liminar (marginal). 
Referências:
Chicago Tribune
Anonymouse.org
Zero Hora em 2010 (sobre o Marco Civil)
Wikipédia (idem)
G1 (ibidem)


14.4.13

Enxugar, faturar e sumir


Carlos M. R. Rocha

Este é o novo modelo político (não tão novo assim) das velhas estruturas jornalísticas. Clay Shirky alerta o setor de imprensa (radiodifusão e editorial) para o momento que se aproxima a galope. No artigo “Mal das Pernas”, publicado no Brasil pela ‘Revista de Jornalismo ESPM’ (Escola Superior de Propaganda e Marketing), ele aponta três alternativas para evitar o colapso nos jornais contemporâneos. Curioso é que todas as opções incluem ‘enxugamento’ das operações (e de pessoal) e nenhuma delas garante a longevidade. Entendi bem? Parece-me que ele está na borda da cacimba apontando o fundo do poço. Que loucura!
                Shirky enfatiza o tripé – veículo de comunicação, público e anunciante – como sustentáculo bicentenário do jornalismo, e da mídia em geral. Reflete sobre a mudança de paradigma que ocorre numa das bases desta estrutura (no caso o público). Coloca-o como gerador de mudanças radicais nas decisões dos anunciantes o que tem deixado veículos de comunicação estrangulados, forçando-os a  mudanças gritantes e cortes na própria carne.
O processo de mortificação pelos quais passam os meios de comunicação é eloquente e caótico. Muito recentemente vimos o episódio citado pelo blog VioMundo quanto à estimada revista (outrora esquerdista) ‘Caros Amigos’ quando demitiu mais de uma dezena de profissionais enquanto mantém a ‘pão seco’ uma penca de freelas suando mais do que são capazes de metabolizar.
Eu, enquanto público, ‘non-player’, fico lisonjeado com o poder que agora me é conferido e clamo para um modo de transformar a educação homogeneizante (nos impelindo a eliminar as diferenças) que temos hoje, em uma educação homogeneizadora (nos instigando a buscar valores comuns). - Parece que mudei de assunto? A mim não! A base de todo pensamento, e comportamento, humano repousa no que se aprende, na forma como aprende e no que se decide mimetizar. O que receio é que o atual modelo tenha a tendência a projetar a heterogeneidade do aprendizado de modo serem hipervalorizadas as idiossincrasias. Temo que a coletividade consciente seja levada a um exacerbamento das identidades trazendo o conflito como consequência. Imagino que seja preciso seguir o conselho de Shirky quando diz “...que é melhor rezar - e trabalhar...”. Penso que é preciso estimular a generosidade (e não falo da faceta econômica), a compreensão e a aceitação. O resto é obedecer aos cânones do “O Segredo” revelado no início da Era de Aquárius, a saber: 1. Imaginar; 2. Pedir; 3. Aceitar e 4. Agradecer.
Um conselho latino ‘free’: “Festina lente” (Apressa-te devagar).
Referências:
Shirky, Clay. “Mal das pernas”. In Dossiê Futuro da Mídia, pg. 31. Revista de Jornalismo ESPM, nº4,  jan/fev/mar 2013.
Byrne, Ronda. “O Segredo

11.4.13

Quero votar pelo Facebook, pelo Google+ ou pelo Twitter

Eu costumo dizer que não confio em quem não tem Facebook. Também afirmo com certa frequência que desconfio de quem pensa em dominar o mundo - principalmente os que tem as melhores intenções. Logo, sempre desconfiei do Mark Zuckerberg. O cara contaminou a Internet igualzinho ao que o Agente Smith fez em Matrix. Pior, colocou-nos numa caixa e dia-a-dia fica mais difícil de sair dela, do Facebook. 
Agora o jovem, resolveu manifestar-se politicamente. Confesso que com aqueles argumentos votaria nele. A não ser que Sergey Brin ou Larry Page (idealizadores do Google) estivesse disputando a mesma vaga. Ainda assim mudaria meu voto se Jack Dorsey (criador do Twitter) se candidatasse. 
Torço pela paz no Governo Mundial!
Leia algo sobre alguma coisa:
Mark Zuckerberg lança grupo político nos Estados Unidos
Criador do Twitter aposta no Vine e em crescimento no Brasil

Web Seminário Gratuito sobre Marketing em Mídias Sociais e Infraestrut...

Hipercursos

Mesa&Cadeira » Mesas feitas

Sempre um pequeno grupo.
Sempre grandes idéias.
Nunca o mesmo lugar.

10.4.13

Fundador do Montese conta sobre a origem deste bairro de Fortaleza

11 de abril (quinta), às 19h no quintal da Livraria Feira do Livro
Rua Benjamin Carneiro Girão, 87-A Montese)
Info: (85)3491-7868 e 8767-7583
Entrada franca

Como surgiram, se transformaram e como atualmente estão as ruas, o comércio e a religiosidade no bairro do Montese? Nesta quinta (11/04), o escritor Dr. Ximenes conta pra gente, na Livraria Feira do Livro. Confira!

Neste mês de abril o Quintal Literário faz parte da programação de aniversário do bairro Montese! Vamos comemorar com o bate-papo convesando.com Dr. Ximenes Montese, sua história, sua gente. Na ocasião, o autor - que é um dos moradores mais antigos do Montese -autografará o seu livro De Pirocaia a Montese - Fragmentos Históricos. A publicação destaca memórias do desenvolvimento de um bairro que em 2013 comemora 67 anos de existência.

Em sua programação o Quintal Literário promove bate-papos e conversas num formato intitulado de conversando.com, em que a proposta é proporcionar ao público um encontro direto com autores, estudiosos, intelectuais e leitores contemplando as áreas das obras literárias e científicas.

Dr. Ximenes é dentista, escritor, jornalista e um dos fundadores do bairro Montese. Tem inúmeros trabalhos publicados, sendo integrante da Antologia de Autores Cearenses (edição de 1997). Aos 90 anos de idade, faz parte da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e da Associação Cearense dos Jornalistas do Interior (ACEJI), tendo sido seu presidente no período de 1971 a 1973. Em seu livro De Pirocaia a Montese Fragmentos Históricos (lançado em 2005) faz um relato de como surgiram, se transformaram e como atualmente estão as ruas, o comércio, a religiosidade, a gastronomia, a segurança, o tráfego dos veículos, e o trafego aéreo, enfim tudo que envolve a comunidade.

O projeto Quintal Literário: a Bibliodiversidade como Instrumento de Formação Leitora

Leia essa nota na íntegra em tembiu.pro.br.

8.4.13

Install Fest - Campanha "100 cidades realizando o FLISOL no Brasil"


O FLISOL - Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre é um evento que acontece desde 2005, cujo propósito é promover o uso de software livre e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina.

Para executá-lo, serão realizados, simultaneamente, eventos em cidades diferentes onde especialistas irão instalar,de maneira gratuita e totalmente legal, software livre nos computadores das pessoas interessadas, que comparecerem aos locais confirmados.

O evento, também conhecido como “Install Fest”, consiste em um grande encontro de pessoas com conhecimento em software livre e outras que querem conhecer mais sobre o assunto. Os visitantes deverão levar seus computadores para que voluntários ajudem a instalar o sistema operacional. Durante o período das instalações, são promovidas palestras de introdução(algumas filosóficas, outras técnicas), sobre softwares específicos, de grupos de usuários existentes, etc.

Dentre os softwares que serão instalados, estão distribuições de GNU/Linux e BSD, assim como programas livres para outras plataformas, como Microsoft Windows e MacOS.

O FLISOL tradicionalmente acontece no quarto sábado de abril, e em 2013 será no dia 27 de abril.

O site oficial do evento é: www.flisol.info.

Nesta 9a. edição do FLISOL está confirmada a participação de 20 países, e no Brasil até o momento são mais de 50 cidades de todas as regiões organizando os eventos paralelos. Veja quais cidades brasileiras estão inscritas:

Amparo; Anápolis; Aracaju; Araguatins; Assis; Belém; Brasília; Campina Grande; Campinas;Campo Grande; Campo Mourão; Capanema; Chapecó; Concórdia; Curitiba; Florianópolis; Fortaleza; Francisco; Beltrão; Goiânia; Indaiatuba; Itajubá; Itapipoca; Itapuranga; Jaguaruana; Joinville; Juazeiro do Norte; Luziânia; Marília; Maringá; Mossoró; Natal; Novo Hamburgo; Palmas; Ponta Grossa; Porto Alegre; Pouso Alegre; Quixadá; Redenção; Rio de Janeiro; Russas; Salto; Salvador; Santos; São Carlos; São Gonçalo; São João Batista; São Luís; São Paulo; Senhor do Bonfim; Serra Talhada; Sinop; Sobral; Sorocaba; Tabuleiro do Norte; Uruaçu; Valença; Viamão; Vitória.

Se você deseja organizar o FLISOL em sua cidade, acesse o site do evento e obtenha todas as informações necessárias: www.flisol.info/Brasil/ComoInscreverSuaCidade

Obtenha maiores informações sobre cada uma das sedes do FLISOL no Brasil aqui: www.flisol.net/FLISOL2013/Brasil

Além do “Install Fest”, várias cidades também promovem palestras, oficinas, mini‐cursos, e espaços abertos para discussões informais. É importante ressaltar que uma das regras para organizar o FLISOL é que o evento deve ser totalmente gratuito. Não pode haver qualquer tipo de cobrança de inscrição, pois o evento é aberto a toda a comunidade. Também só deve existir um local para o FLISOL por cidade.

Atenciosamente,

Coordenação do Portal do SPB

7.4.13

Transforme seu SIM Card padrão em Micro ou Nano SIM

Assista a "Cortador de SIM Card para Micro ou Nano SIM" no YouTube
Ótimo vídeo para nós que não encontramos os pequenos cartões SIM nas lojas. Talvez seja tb uma boa oportunidade de negócio e/ou serviço. Confira. Curta. Distribua.

6.4.13

Citando "Ameaças à blogosfera"

"...É no contexto dessa dinâmica que se dá, lenta e paulatinamente, o confronto entre um governo que faz ouvidos moucos à necessidade premente de uma lei que regularize, em bases republicanas, a atividade midiática. Um governo cujo ministro das Comunicações, que no período eleitoral se promovera como um entusiasta da blogosfera e das redes sociais, agora defende um repasse milionário do Estado para empresas particulares de telecomunicação, as teles recordistas de queixas nos Procons, que, com a anuência do governo, vendem banda larga a preço de internet por satélite e velocidade de conexão discada. Um governo cuja secretaria de Comunicação continua a irrigar generosamente os cofres de uma mídia corporativa que não faz a mínima questão de sequer disfarçar sua ação política, enquanto mantém a torneira fechada para os blogs e demais órgãos de imprensa alternativos, os quais, quer queira, quer não, além de ocuparem uma fatia do mercado desenvolvem uma atividade comunicacional de grande relevância para o aperfeiçoamento democrático...."

Leia o texto na íntegra:

Por favor não me aterrorizem. O terror me cansa, me estressa e não me torna uma pessoa melhor...
É incrível a profunda densidade das tramóias jurídicas. E eu sendo rastreado e perseguido por instituições financeiras e seus departamentos jurídicos e investigativos por um problema que ocorrera a 1.701 dias cuja responsabilidade caiu sobre mim quando o culpado (ir)responsável por isso foi o Governo do Estado do Ceará na figura da Secretaria de Educação. Uma secretaria velha, obesa, desajeitada, corrupta e covarde. Digo isso com toda educação, mas isso é outro assunto...  

#Virada #Hacker 2.0 - Virada Cultural São Paulo 2013


Nos dias 05 e 06 de Maio de 2012, O Garoa Hacker Clube e a Casa da Cultura Digital realizaram diversas atividades como parte da Virada Cultural, tradicional evento que aconteceu na cidade de São Paulo na mesma data.

O Garoa Hacker Clube e várias entidades que participam da Casa de Cultura Digital organizaram palestras, oficinas e atividades culturais para fomentar a cultura hacker, a inovação tecnológica e o aprendizado. A participação nas atividades é gratuita e aberta a todos os interessados.

Sobre o Garoa HC
Garoa Hacker Clube é um espaço aberto e colaborativo que proporciona a infraestrutura necessária para que entusiastas de tecnologia realizem projetos em diversas áreas, como segurança, hardware, eletrônica, robótica, espaçomodelismo, software, biologia, música, artes plásticas ou o que mais a criatividade permitir.

Em outras palavras, o Garoa é um laboratório comunitário que segue a Ética Hacker, tendo espírito agregador, convergente e inspirador. No hackerspace, entusiastas de tecnologia colaboram, socializam e compartilham o espaço físico, ferramentas, materiais de construção, projetos e ideias.

Criado em meados de 2010, o Garoa se concretizou após mais de um ano de amadurecimento de ideias através da Internet, e no momento está instalado em um espaço físico próprio, que pode ser usufruido por todos.

O Garoa é uma entidade sem fins lucrativos, mantida principalmente por contribuições de seus membros, além de doações.

Serviço:
   Virada Hacker no Garoa Hacker Clube

   Local: Garoa Hacker Clube (Casa da Cultura Digital) (como chegar)
   Endereço: Rua Vitorino Carmilo, 459 - Santa Cecília - São Paulo, SP

   Horário: 10h em diante
   Site: http://garoa.net.br/wiki/Virada_Hacker
   Entrada Franca.

Saiba mais:

5.4.13

O Fetiche da Vida Digital


Carlos M. R. Rocha
Em 1995, um cidadão americano teve um livro publicado no Brasil em que dizia que, no futuro,  os computadores pessoais possuiriam telas maleáveis e dobráveis que poderíamos usar como marcadores de livro, etc. Quando eu comentava isso com alguém, me chamavam de louco – e ainda chamam, principalmente quando falo de teleporte (teletransporte para os neófitos). Mas você ainda duvida? Paralelamente, estúpidos entusiastas da informática (estes sim malucos), prediziam o fim do livro, o fim da história e o fim do trabalho. Que absurdo.  Uma das coisas mais legais na minha vida é sempre ter razão quanto a futurologismos absurdos que só consigo explicar citando o filósofo Chicó: “...só sei que é assim”. Lembro-me de um trabalho de Psicologia Comunitária que fiz em 1998, em que citava a revolução que as novas formas de publicação online (chamadas inicialmente de Know-Logs ou Web-logs - hoje a intimidade permite que chamemos apenas Blogs) fariam com a imprensa, especialmente os jornais e, mais particularmente ainda os nascentes jornais online.
Quando em 2002 os ‘Flashblogs’ organizavam festas online cada um na sua casa e logo depois os ‘Flashmobs, que eram uma espécie de ‘HarlemShake’ pré-You Tube que vemos hoje. Eram o prenúncio das redes sociais digitais (virtuais, como queira). Ainda hoje tenho contato com algumas dessas pessoas  que nunca vi se quer o rosto, mas passei dias e/ou noites inteiras blogando juntos. Curioso é que não tenho contato com estes que discordavam de mim. Onde estarão estas pessoas? Tenho algo pra lhes falar: - Bem que eu  te disse.
Anos depois quando descobri o poder das comunidades digitais do Orkut em 2006 e suas possibilidades educativas e de geração, coordenação, valorização e direcionamento de conscientes coletivos, etc... Estes foram boicotados por uma invasão bárbara de psicopatas surtados que fizeram surgir os orkurticidas em larga escala e quase o fim trágico de um dos melhores serviços online já concebidos. Hoje o Orkut agoniza em câmara suspensa.  
Quando em 2008 compreendi a metáfora do Agente Smith do filme ‘Matrix’ e seu paralelo no mundo real, o ‘Facebook’. Você percebeu como o Facebook se espalhou pelo mundo? “- Like a virus...”. Por sorte Mark (o grande fodão da última década) ainda tem um propósito. Mas propósitos não têm a mesma longevidade da esperança, tem? Hum... Quem viver verá.
Tudo isso conduzindo a humanidade e suas discrepâncias sociais através de um convite irresistível ao controle total, à satisfação total, à plenitude existencial – mesmo que – virtual. Eu vou, você não vêm? Todos vem. E “Lá Vem Todo Mundo” como diz o título de um dos livros de um guru da Era Digital, Clay Shirky. 
Todos apontam caminhos. Todos os caminhos levam a Roma. E "Quando em Roma..." "...Abrace o Cão". Assim é a ‘arquitetura’ da rede. Nas artes (em todas as sete) caminhamos para os minimalismos. É justamente quando temos ‘tudo-ao-mesmo-tempo-agora” que o “menos é mais”. Que o “meio é a mensagem”. O sujeito que falava de ‘aldeia global’ em meados dos anos 1960 foi ridicularizado por muito dos seus pares na época. Os sobreviventes estão mudos. 
Hoje, da definição de si mesmo emana o poder. Sua indumentária, seus gestos, sua voz, sua aparência compõem sua identidade. Reparou que são todos aspectos manipuláveis? Moldáveis aos seus desejos, às suas necessidades? Então uma identidade coletiva, facilmente reconhecível, é poderosa e reconfortante. É tribo. Entre comunidades de tribos vivemos. Ora assumindo, ora oprimindo, ora calando, ora opinando. Quanto a isso não importa em que realidade se viva, a analógica ou a digital, contanto que haja segurança suficiente para se manter pulsante. No entanto, nada substitui o contato da pele. Isso sim é tecnologia avançada. Mas o mercado é feroz e precisa gerar necessidade. Além do mais, é gostoso satisfazer as necessidades. Qualquer delas, as imprescindíveis e as simuladas.
Viva o desejo criativo! Viva a imaginação virtualizante! Todos querem se dar bem, inclusive eu. E acredito que todos nós podemos satisfazer o que queremos sem arrancar o braço de ninguém. Quando eu não acreditar mais nisso, me tornarei perigoso. Tô só avisando.

Referências:
Negroponte, Nicholas. A Vida Digital. 
McLuhan, Marshall. Understanding Media.
Castells, Manuel. O Poder da Identidade.
Shirky, Clay. Lá Vem Todo Mundo
Suassuna, Ariano. O Auto da Compadecida

Citações:
"Quando em Roma faça como os romanos"
"Já que tá no Inferno, abrace o Cão"

Modelo de Negócio das Operadoras de TV por Assinatura é Desrespeitoso


Ninguém reclama do modelo de negócios das operadoras de TV por assinatura? Será que ninguém percebe a enganação? Pô, os caras ainda usam aquelas famigeradas letras miúdas. Nós temos ministro das comunicações? Ele e os seus não deveriam regular estes negócios? 200 canais num mundo de milhões? Que é isso?

Como diria o filósofo Harry Potter: Eu não sou trouxa.

Já repararam que todas as operadoras dispõem dos mesmíssimos canais?
Canais de áudio não deveriam contar como canal de TV, deveria?
Canais abertos também não eram pra entrar na contagem. Se são obrigatórios não são negociáveis, então não contam, cara pálida!

Assistir TV é bom. Ser feito de bobo... gosto não.

Alguém já tentou pedir um folheto detalhado e explicativo por mala direta pra alguma das operadoras? Nem por e-mail. Por quê? Por quê? Eu sei porquê. Me impressiona ninguém se importar.

4.4.13

20 invernos sem minha avó Maria Euri Soares da Rocha

Hoje fazem duas décadas que minha mãe-avó partiu para o além, a ideosfera.
Era uma santa senhora. Carinhosa, compreesiva, divertida e séria. Grande referência de humildade e devoção. Sou devoto de São Francisco e Nossa Senhora das Dores por que ela me disse uma vez que um dia eu saberia nomear quem me protege. Que saudade vó... Sobre a fé, aprendi menos com a Igreja Católica do que com senhora, a mais católicas das mulheres virtuosas. Hoje a senhora vive no mundo que o padre Teilhard de Chardin chamava de Noosfera. Lugar mágico, impossível. De lá sei que nos olha e por isso rezo pensando em ti, pendindo a bênção ao papai do céu, a mamãe do céu, a santos e anjos, como me ensinou. Saudades Dona Euri. Seu Modesto já chegou por aí?
A bênção voinha.