30.4.18

O Progresso da Web Nativa com #PWA e #Chatbots - Parte II



Esta é a segunda parte do texto sobre o 46º Meetup da Comunidade @onerdzao (https://web.facebook.com/nerdzao/) em parceria com o @THTbr (https://www.facebook.com/ThingsHackerTeam/).

Eduardo Moraes Ritter da Tirrell (https://www.tirrell.com.br) apresentou "A Era da Mobilidade com Chatbots" onde abordou fundamentalmente como criar chatbots, os pontos fortes da solução, cases e dados diversos.

O que é um chatbot? Segundo Matt Schlicht (CEO of Octane AI https://octaneai.com e fundador da Chatbots Magazine https://chatbotsmagazine.com), o “Chatbot é um serviço baseado em regras ou inteligência artificial em que você interage por uma interface conversacional”. O objetivo dos bots em plataformas web, de modo geral, é entregar conteúdo relevante na hora certa, obtendo assim alto engajamento.

Os pontos fortes são muitos:
- Linguagem natural;
- Baixo Custo;
- Fácil implementação;
- Sem a necessidade de downloads;
- Adaptável ao usuário;
- Aprendizado constante.

Entre eles, a característica mais marcante dos chatbots é a comunicação fácil com os usuários. Isso se dá por causa de sua interface conversacional focada em 'micro-momentos' e treinada por Inteligência Artificial.

A interação conversacional permitida pelo chatbot é cada vez mais humanizada e rapidamente pode ser alterada de acordo com o perfil do usuário. Num ambiente onde curtidas, views, compartilhamentos e seguidores são poderosos e cada vez mais valiosos, entregar o conteúdo preciso na hora certa provoca ares de encantamento.

A palavra-chave aqui é 'hora-certa'.

Há três anos um artigo mudou por completo o modelo mental do mundo do marketing. Em abril de 2015, Sridahr Ramaswamy publicou o artigo "How micromoments are changing rules" (https://www.thinkwithgoogle.com/marketing-resources/micro-moments/how-micromoments-are-changing-rules/) onde ele definia e classificava os 'micro-momentos' em quatro tipos básicos:
- Eu quero saber;
- Eu quero ir;
- Eu quero fazer;
- Eu quero comprar.

Segundo ele, o dia de uma pessoa comum está repleto de momentos decisivos que são definidos com a ajuda de interfaces tecnológicas, especialmente pelas telas dos smarthphones. É nesse contexto que os chatbots se tornam cruciais. Os dados disponibilizados pelo Google sobre os 'micro-momentos' dizem muita coisa:
- 82% dos usuários consultam seus smartphones durante uma compra dentro da loja;
- 91% consultam seus smartphones atrás de idéias no meio de uma tarefa;
- 66% procuram nos seus smartphones algo que acabaram de ver na TV.

Com linguagens simples e interfaces amigáveis, rápidas e assertivas, os bots auxiliam as pessoas nas tomadas de decisão diárias e fortalecem o relacionamento entre clientes e marcas; entre pessoas e produtos. No Brasil já existem muitos exemplos de bots de sucesso e que são indispensáveis no dia-a-dia das pessoas. No país, calcula-se que hoje mais de 50 empresas já são especializadas em desenvolvimento de chatbots.

Da reunião de desenvolvedores interessados em interfaces conversacionais, inteligência artificial e machine learning nasceu a Bots Brasil (https://medium.com/botsbrasil). A comunidade organiza eventos e encontros em diversas cidades, cataloga os bots em atividade e faz uma eleição por voto popular e de especialistas para escolher os melhores bots do ano em 5 categorias (serviços, ecommerce, mídia, entretenimento e assistentes pessoais). Conheça os vencedores do Bots Brasil Awards de 2017:

http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2018/02/05/bots-brasil-awards-anuncia-os-melhores-chatbots-de-2017/

Os bots são facilmente encontrados nas plataformas Facebook Messenger, Telegram, Twitter e até no SMS. No Twitter já tem até bot para identificar bots. É a função do Pegabot (https://pegabot.com.br). Idealizado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (https://itsrio.org/pt/home/) e desenvolvido pela turma do AppCívico (https://appcivico.com/pt/estudo-de-caso/), o programa foi criado para ajudar as pessoas a reconhecerem contas e perfis automáticos que muitas vezes são vetores de notícias falsas, conteúdos enganosos e informações incorretas ou caluniosas.

Conheça outros Bot-cases:
Fabi Grossi - SaferNet (Cidadania)
Baianinho (Casas Bahia) https://www.messenger.com/t/CasasBahia
Imposto fácil https://www.messenger.com/t/impostofacil
Kayak (Turismo) https://www.messenger.com/t/kayak
Harlio (eCommerce) http://www.harlio.com
Swelly (Help Decisions) https://www.messenger.com/t/swell.bot

O WhatsApp está deixando muita gente maluca de ansiedade com as notícias sobre se tornar uma ferramenta de pagamentos e de negócios. Sobre o 'WhatsApp Payment' pouco se sabe, mas o 'WhatsApp Business' já está em fase de testes no Brasil e boatos sinalizam que o Itaú, o iFood e a Netflix são o primeiros a sentir o poder dos chatbots como interface de relacionamento na plataforma que está presente em 96% dos smartphones brasileiros cujo acesso diário é de 98% dos usuários.

De acordo os com dados trazidos por Eduardo Ritter, "74% dos usuários do WhatsApp querem se comunicar com empresas pelo aplicativo". Ele falou também sobre as numerosas inteligências artificiais disponíveis no mercado, parte delas sendo desenvolvidas por gigantes da indústria da informática como IBM, Microsoft, Amazon e Google.

O Facebook também deu um grande estímulo ao mercado de bots ao permitir, em abril de 2016, a criação deles para o seu aplicativo de mensagens, o Messenger. As polêmicas recentes envolvendo a Cambridge Analytica e o Facebook fizeram os serviços serem mais regulados e durante vários dias nenhum bot foi aprovado. Hoje já está tudo normalizado.

Os chatbots são cada vez mais pervasivos e tendem a ser a ferramenta central na comunicação entres pessoas, empresas e serviços. É um mercado promissor para desenvolvedores e se sua empresa ainda não tem um bot para chamar de seu, se liga que os seus concorrentes têm.

Fontes:
https://medium.com/botsbrasil/qual-o-melhor-modelo-de-negócio-para-o-seu-chatbot-d294add348ff
https://medium.com/botsbrasil/chatbots-e-o-imediatismo-dos-micro-momentos-1ef1b818bfa7
https://medium.com/botsbrasil/chatbots-e-os-micro-momentos-cddffd76af53
https://www.thinkwithgoogle.com/marketing-resources/micro-moments/how-micromoments-are-changing-rules/
https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/marketing-resources/micro-momentos/how-micromoments-are-changing-rules/

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