19.4.18

3ª Conferência das Comunidades Python do Sudeste - #PythonSudeste 2018


Um evento feito pelas comunidades, para as comunidades.
Durante 3 dias São Paulo sediou um dos maiores encontros de Python do país.

A 3ª #PySE2018 foi realizada nos dias 30, 31 de março e 1º de abril na BandTec (http://www.digitalschool.com.br/faculdade/) com apoio da IDWall (https://idwall.co). Reuniu profissionais, estudantes, comunidades e entusiastas da linguagem que vieram de diversas partes do Brasil.

A organização foi encabeçada pelo Grupy-SP (https://github.com/grupy-sp) com a colaboração de outras comunidades Python e apoio da Associação Python Brasil (http://associacao.python.org.br). O engajamento foi grande e as inscrições foram disputadas. Os ingressos desta edição esgotaram com quase 15 dias de antecedência.

Toda concepção da Python Sudeste é colaborativa. As propostas de conteúdo são escolhidas por votação e todo dinheiro arrecadado volta em benefícios coletivos. O excedente é revertido para entidades de assistência e apoio em eventos futuros. As normas de conduta são levadas bem a sério sendo a política de inclusão e o repúdio ao assédio moral os pilares éticos exigidos no evento.

As Keynotes desta edição foram Paula Granjeiro (http://paulagrangeiro.com.br), Bernardo Fontes (https://github.com/berinhard) e Cassio Botaro (https://www.linkedin.com/in/cássio-botaro-6a2043b1/). Todos membros ativos e colaboradores assíduos da comunidade.

Além das Keynotes, nos três dias foram realizados diversos tutoriais, oficinas - introdutórias e avançadas, palestras técnicas, workshops e ligthning talks. Estas últimas são um show a parte pois permite que os participantes divulguem seus projetos, suas especialidades e interesses em pequenas palestras de até cinco minutos. É divertido, instigante e ajuda a manter as comunidades coesas.

Este ano as trilhas homenagearam mulheres pioneiras no mundo da programação: Ada Lovelace(https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace), Grace Hopper (https://pt.wikipedia.org/wiki/Grace_Hopper), Dorothy Vaughan (https://pt.wikipedia.org/wiki/Dorothy_Vaughan), Mary Jackson (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_Jackson) e Katherine Johnson (https://pt.wikipedia.org/wiki/Katherine_Johnson).

O PyBar é tradição nos encontros da comunidade e ocorreu em todos os dias do evento após a programação oficial em diferentes bares, restaurantes e karaokês de São Paulo. É um dos momentos mais mágicos pois é nessa hora que tiramos nossas dúvidas com descontração, criamos novos laços de amizades, animamos com o networking e encontramos novas oportunidades de trabalho e negócios.

O Python é como o canivete suíço das linguagens de programação pois abrange um grande ecossistema de soluções para web - do frontend ao backend - além de ser largamente utilizada na ciência de dados, no aprendizado de máquina e na inteligência artificial, na internet das coisas e muito mais.

É uma linguagem com crescente hype já há alguns anos. Nos EUA o Python já ultrapassou o Java como linguagem número 1 no ensino acadêmico e no Brasil a tendência é forte também nesse sentido. Características como a acentuada curva de aprendizagem favorecem a rápida adoção por empresas e o alto engajamento de iniciantes.

Na semana seguinte ao Python Sudeste ocorreu a Pytho Sul (https://pythonsul.org) - de 6 a 8 de abril em Florianópolis. Este ano teremos muitos eventos ainda como o PyData-DF, os AfroPython (https://www.facebook.com/AfroPython/), as DjangoGirls (https://djangogirls.org/), a Python Nordeste (https://2018.pythonnordeste.org), o Caipyra (http://caipyra.python.org.br) e o aguardado Python Brasil (https://2018.pythonbrasil.org.br) em outubro.

Muitas palestras foram gravadas e logo mais estarão em um dos canais da comunidade

http://pythonsudeste.org
https://www.facebook.com/pythonsudeste/
https://www.youtube.com/channel/UCLRXGSdAbsHGlSDMTTai51g

Quero deixar aqui meus parabéns e um sincero agradecimento a todas as comunidades de desenvolvedores Python, as verdadeiras estrelas de todos os eventos. Conheça algumas delas:
Grupy-SP
https://github.com/grupy-sp

SciPy-SP
https://www.facebook.com/SciPySP/

PyLadies-SP
https://www.facebook.com/PyLadiesSP/

Python-Rio
https://www.facebook.com/pythonrio

DjangoGirls
https://www.facebook.com/djangogirls

O que estão dizendo por aí:
https://escoladedados.org/2018/04/03/como-libertar-dados-publicos-usando-python/


Descubra as edições anteriores da Python Sudeste:
2016 - BH http://2016.pythonsudeste.org
2017 - Rio https://web.facebook.com/pg/pythonsudeste/photos/?tab=album&album_id=303043140123523
2018 - Sampa http://pythonsudeste.org

Nenhum comentário: