15.2.02

Simultaneidade


O senso comum não mostra grandes interesses pelo que é complexo, e no que se relaciona às tecnologias da inteligência, ele se contenta com o que está pronto, com respostas simplórias. Prefere o erro à dúvida. Isso é útil quando o conformismo é a única saída para uma sobrevivência suportável.
Nossa cultura revela-se bem acostumada com esta posição, principalmente quando nos lembramos das práticas de peculato, protecionismo e paternalismo, instituições nacionais. Essa característica de nossa cultura se manifesta também quando tratamos de tecnologias possíveis num futuro ainda imediato.
Contatei isso todas às vezes que tentava explicitar para alguém o conteúdo do meu trabalho de pesquisa. Quando citava as vantagens de uma futura internet onipresente, móvel, acessível através de pequenos equipamentos eletrônicos como o telefone celular, o relógio, a agenda eletrônica, o rádio de pilha que guarda Mp3(um formato digital de compactação de músicas), a máquina fotografia, a caneta marca-texto, etc, a reações eram basicamente as mesmas, as argumentações semelhantes: “Por que não estuda um fato social mais acessível, uma coisa mais palpável?”.
Tive que relevar todas essas argumentações e refuta-las como opiniões plausíveis, pois o que verifiquei foi exatamente esse aspecto social de conformista e imediatista de nossa sociedade. Estes fatos não me surpreenderam, pois vivemos na era do audiovisual, onde tudo acontece simultaneamente – “tudo junto ao mesmo tempo agora...” – como diz uma música da década de 1990 da banda Titãs.
Mas é exatamente na obviedade de seu discurso que o senso comum se perde, e fica para a ciência a função de transformar o que é ilusório numa realidade clara.
Duas noções do senso comuns que vou conceituar sob outras óticas são, a noção de “cristãos primitivos” e a noção de “era espacial”. Por “cristãos primitivos”, o senso comum nos remete a uma imagem construída a partir de pressuposições religiosas incutidas na nossa educação e através dos Livros Sagrados. Por “Era Espacial”, o senso comum nos lança uma idéia bastante estereotipada, mas este com a ajuda de uma formação educativa capenga e ajudada pela mídia e obras de ficção científica.

Nenhum comentário: