11.5.18

Google I/O Extended São Paulo #io18extended



O Google I/O (https://events.google.com/io/) é um dos eventos mais esperados do ano. Ele define, junto com o Microsoft Build (8 a 10/05/2018 em Seattle, Washington, EUA - https://developer.microsoft.com/pt-br/events/build/content), o Facebook F8 (1 e 2/05/2018 em San Francisco, California - https://www.f8.com) e o Apple WWDC (Worldwide Developers Conference, 4 a 8/06/2018 em San Jose, Califónia - https://developer.apple.com/wwdc/), o futuro de várias tecnologias que impactam a realidade de milhões pessoas e empresas pelo mundo.

Começou no dia 8 de maio de 2018 e aconteceu no anfiteatro ao lado do Googleplex (https://en.wikipedia.org/wiki/Googleplex), sede do Google em Mountain View, Califórnia, e teve suas principais palestras transmitidas online (http://bit.ly/io18all).

Por que #IO18? I/O significa Input/Output. O assunto desses encontros é sempre sobre o que entra e o que sai das tecnologias desenvolvidas pela Google a cada ano. Sobre atualizações, reformulações, continuísmos e descontinuações. O público-alvo são pesquisadores, desenvolvedores e executivos que usam as suas soluções.

Mundo afora, milhares de desenvolvedores se organizam para assistir juntos ao evento. Quem não pode ir ao Vale do Silício se juntar aos milhares de participantes presenciais pode se juntar a turma do Google Developers Group de sua cidade e acompanhar a transmissão ao vivo.

Chamada de Google I/O Extended (https://events.google.com/io/extended/), a maioria desses encontros é promovida por entusiastas e voluntários que realizam incríveis extensões simultâneas ao Google I/O. No Brasil, pelo menos 15 cidades se organizaram para realizar o Google I/O Extended.

As últimas edições em São Paulo (https://events.withgoogle.com/google-io-extended-sao-paulo-18/), no entanto, tem sido promovidas por funcionários do escritório local da empresa o que tornou o evento mais formal pois antes eram mais parecidas com uma grande festa, animada e divertida.

O Campus São Paulo (https://www.campus.co/sao-paulo/pt) recebeu cerca de 100 pessoas para assistir a abertura no seu auditório. Durante os intervalos tivemos diversas palestras inspiradoras. Da abertura ao encerramento tivemos momentos de grande efusão com anúncios que parecem ter saído diretamente da ficção científica.

Sundar Pichai (CEO da Google https://pt.wikipedia.org/wiki/Sundar_Pichai) abriu o evento jorrando uma cachoeira de novidades sobre o desenvolvimento das tecnologias de Inteligência Artificial embarcados nos diversos produtos da empresa. A começar pelo GMail passando pelo Google Assistent, Google Photos, Google Cloud, Android P, Google Slices (g.co/slices) e Waymo (https://waymo.com - a tecnologia de carros autônomos).

Durante o intervalo, Gabi Dávila apresentou o ''Curso Relâmpago de Google Cloud e Machine Learning APIs", onde ela abordou de forma objetiva as principais características e usos de algumas ferramentas poderosas de alta acurácia e precisão. Seguem cinco interessantíssimas 'Applications Programming Interfaces' do Google Cloud Platform (https://cloud.google.com/apis/?hl=pt-br):

'Cloud Speech' (https://cloud.google.com/speech/?hl=pt-br), '
'Cloud Translation' (https://cloud.google.com/translate/?hl=pt-br),
'Natural Language' (https://cloud.google.com/natural-language/?hl=pt-br),
'Video Intelligence' (https://cloud.google.com/video-intelligence/?hl=pt-br) e
'Image Vision' (https://cloud.google.com/vision/?hl=pt-br).

Retomamos a conferência com empolgantes novidades para a PlayStore (https://play.google.com/store), para as Progressive Web Apps (PWA - https://developers.google.com/web/progressive-web-apps/), para o Accelerated Mobile Pages Project (AMP - https://www.ampproject.org/pt_br/), sobre o Material Design (https://material.io/design/), sobre a Google Artificial Intelligence (https://ai.google/), o Firebase (https://firebase.google.com/?hl=pt-br), o Tensorflow (https://www.tensorflow.org/), Polymer (https://www.polymer-project.org/3.0/toolbox/), Angular (https://angular.io/), Android Things (https://developers-br.googleblog.com/2018/05/de-as-boas-vindas-ao-android-things-10.html), Google Trends (https://trends.google.com.br/trends/), Flutter (https://flutter.io/), News Inniciative (https://newsinitiative.withgoogle.com/), Google Home (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.chromecast.app&hl=pt_BR), Chromecast (https://store.google.com/product/chromecast_2015?utm_source=chromecast.com) e outras tecnologias.

É... eu também fiquei meio perdido mas não parou por aí. Na sequência, Natasha Jones, Growth Manager da Google, falou sobre "Machine Learning e Mobile Marketing" e Caio Occhini nos mostrou algumas "Estatégias de Monetização" para a Play Store.

Foi um dia repleto de informações e foi só o primeiro dia dos três de evento. Segue
o "Resumo do Google I/O para preguiçosos" chupinhado da turma do TecnoBlog (https://tecnoblog.net/242173/google-io-2018-novidades-google/) com alguns acréscimos:

- Google Fotos: agora sabe escanear documentos, faz sugestões de edição e é capaz de colorir uma foto em preto-e-branco (e remover cores);

- Gmail: recurso Smart Compose sugere formas de completar o que você está escrevendo. Basta digitar “Meu endereço é” que o Google escreve seus dados (e passa por redesign);

- Google Assistente: entende dois comandos ao mesmo tempo, faz ligações por você e ganhou seis novas vozes diferentes (entende linguagem natural em contexto e conversação contínua, será integrado ao Google Maps e terá assistente visual);

Google News: agrupa a cobertura jornalística de um tema em específico e pode resumir as notícias para você (e possui ferramentas para identificar notícias falsas);

Google Maps: ganhou modo de realidade aumentada e sugere lugares para você visitar (além de guias virtuais que vão auxiliar a navegação);

Android P: agora tem (muitos) gestos, painel para usar menos o smartphone e recursos de inteligência artificial;

Google Lens: agora pode ser usado diretamente no app de câmera de diversos Androids.

Até a próxima semana, o Google vai relançar o app do News, sua plataforma de distribuição de notícias, para Android, iPhone e web. Dividido em quatro seções (For You, Headlines, Favorites e Newsstand), ele é capaz de recomendar notícias para você, mostrar um resumo da cobertura de um tema em específico, apresentar artigos de opinião e checagens de fatos relacionadas e permite assinar jornais direto do aplicativo.


Leia também:

"100 things we announced at I/O ‘18" (https://www.blog.google/topics/developers/all-io18-announcements/)

Saiba mais sobre:

Novidades
https://canoticias.pt/tecnologia/smartphones/as-principais-novidades-da-google-i-o-2018/
https://tecnoblog.net/242173/google-io-2018-novidades-google/

Realidade Aumentada
https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/05/google-aposta-na-realidade-aumentada-para-sua-plataforma-de-mapas.html

Android Things
goo.gl/ijTSG1

Android P
https://www.androidpit.com.br/google-io-2018-novidades-destaques

Material Design
https://design.google/library/io-2018-our-definitive-guide-design/

Agenda completa

https://events.google.com/io/schedule/?section=may-8&topic=keynote&type=sessions&utm_source=gdevs&utm_medium=tw&utm_campaign=inspirational-session-may18

Nenhum comentário: