4.9.06

FUNCET recebe até dia 15-09 inscrições para a I Mostra de Música de Fortaleza

A FUNCET abre as inscrições para a Mostra de Música Petrúcio Maia. Dos trabalhos inscritos, 90 grupos locais serão selecionados para se apresentar em seis palcos simultâneos em Fortaleza. Os shows acontecem entre os dias 6 e 8 de outubro. O prazo de inscrição vai até 15 de setembro. Cada trabalho selecionado ganha brutos R$800,00
________________
Levantar a cartografia da produção musical de uma cidade grande é complicado. Em Fortaleza - das desigualdades berrantes entre os bairros - isso se agrava. Apoiada na idéia de mapear, a Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet), ligada à Prefeitura Municipal, realiza as inscrições da Mostra de Música Petrúcio Maia até o próximo dia 15 de setembro. O material solicitado está disponível na sede da Funcet, das Secretarias Executivas Regionais e Rádio Universitária. Das inscrições, a comissão de programação irá selecionar 90 grupos para se apresentar diluídos em seis palcos simultâneos da cidade. Um em cada Regional, entre os dias 6 e 8 de outubro. O resultado da seleção sai no próximo dia 25 de setembro e será divulgado no portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br).

As inscrições foram prorrogadas. O prazo anterior era 31 de agosto. Segundo o coordenador do Núcleo de Música da Funcet, Pádua Pires, a idéia pretende descentralizar a visibilidade dos artistas locais. Busca escapar um tanto do circuito Praia de Iracema. "A mostra não faz distinção de gênero. Pode eletrônica, música experimental, instrumental, tudo. Não é um simples evento, é uma vivência da cultura da cidade. São cinco shows para cada palco, por noite. Serão 90 mini-shows de meia hora. Um dos objetivos da mostra é fazer um mapeamento da produção. Possivelmente aproveitar esses artistas depois. Mas, no primeiro momento, a idéia é conhecer", situa. À cada grupo, de um mínimo de três integrantes, a Funcet oferece um cachê no valor de R$ 800,00.

Para o artista se inscrever, bastam a ficha de inscrição, CD Demo, release, o roteiro do show com repertório de meia hora, mapa de palco, mais a documentação burocrática. Cada palco é uma homenagem a compositores cearenses distintos: pólo Lauro Maia (Regional I), Luiz Assunção (II), Alberto Nepomuceno (III), Eleazar de Carvalho (IV), Paurillo Barroso (V) e Humberto Teixeira (VI). "Os palcos vão ser armados em grandes praças, tudo ao ar livre", pontua Pádua.

O projeto é demanda de várias assembléias do Orçamento Participativo. Sem partir de uma só Regional. Na distribuição dos artistas entre os palcos, a coordenação atenta para que não se combine "colchas de retalhos". Um punhado de estilos díspares em uma noite só, por exemplo. "O que a gente andou discutindo é fazer um balanço e definir que parte dos grupos vai tocar na sua própria Regional e parte vai partir para outros. É interessante você tocar no seu bairro e o resto da cidade te conhecer também. A gente vai tomar cuidado de não fazer as noites como uma colcha de retalhos. Embora a diversidade vá transparecer", aponta Pádua Pires.

LOCAL DAS INSCRIÇÕES:
* Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet)
Rua Pereira Filgueiras, 04, Centro, Tel. 3254.1955

* Secretaria Executiva Regional I
Rua Dom Jerônimo, 20, Otávio Bonfim, Tel. 3433.6842

* Secretaria Executiva Regional II
Rua Juraci de Oliveira, 01, Edson Queiroz, Tel. 3216.1889

* Secretaria Executiva Regional III
Av. Jovita Feitosa, 1264, Parquelândia, Tel. 3433.2506

* Secretaria Executiva Regional IV
Av. Dedé Brasil, 3770, Serrinha, Tel. 3433.2833

* Secretaria Executiva Regional V
Av. Augusto dos Anjos 2466, Bonsucesso, Tel. 3433.2900

* Secretaria Executiva Regional VI
Rua Padre Pedro de Alencar, 789, Messejana, Tel. 3488.3152

* Rádio Universitária
Av. da Universidade, 2910, Benfica, tel(85)3366-7474

(reportagem por FELIPE GURGEL, em 01-09-06)

by Tembiú

Nenhum comentário: