25.3.18

Ciência de Dados, Jornalismo e Gráficos

Segunda-feira (19/03/2018 foi dia de conhecer os poderes do Jornalismo junto a Ciência de Dados com a turma do Hack/Hackers São Paulo.

Você sabia que em 2009, Lula passou 25% do ano viajando? Que mais de 90% dos alunos dos cursos de Estética e Cosmédica são mulheres? Que o curso com maior percetagem de estudantes brancos é a Medicina? E que os salários dos juízes os tornam mais ricos que mais de 90% da população brasileira?...

Legal estes dados, não é? Individualmente e coletivamente o acesso a informação e a estruturação dos dados em grandes volumes (Big Data) trás experiências que norteiam o presente para um propósito futuro, resta-nos definirmos com clareza as metas, os objetivos que nos movem.

O cientista de dados Gabriel Zanlourenssi (mestrando em Ciência Política na USP, pesquisador da FGV-SP e do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais da USP) foi convidado para falar sobre a metologia usada pelo Nexo Jornal para gerar gráficos criativos com base em dados públicos.

Usando R Language e demonstrando cuidado minucioso na geração de gráficos, Gabriel expôs alguns dos resultados obtidos e citou referências internacionais e nacionais que norteiam a produção dos jornais baseado em dados.

Apontou a necessidade crescente de profissionais que reúnam a capacidade analítica interpretativa e a habilidade de manipular códigos de programação. Segundo ele, o mercado está aberto e à procura de 'fullstack developers' que entendam de política, economia e sociedade.

Conheça a página de gráficos do Nexo Jornal:
https://www.nexojornal.com.br/grafico/

Finalizando o encontro, o jornalista Reinaldo Chaves apresentou o resultado de uma 'raspagem' de dados que gerou o "Ruralômetro", uma página web que é uma ferramenta que permite o fácil acompanhamento do comportamento dos deputados federais da 'bancada ruralista' e suas relações com empresas do setor.

Reinaldo afirmou que antes desse trabalho pouco sabia sobre programação e ciência de dados tendo aprendido, no início, através de cursos gratuitos e vídeos no You Tube. Assim como eu, começou os estudos de Python pelo emblemático canal do professor Fernando Massanori, Python Para Zumbis.

Toda a documentação sobre o Ruralômetro você encontra no GitHub.

https://ruralometro.reporterbrasil.org.br

Nenhum comentário: