31.8.16

Congresso Internacional Expo Fórum #Digitalks - Dia 2

O segundo dia de congresso bem interessante. Começamos com:

1. Workshop Growth Marketing Conference.
"Content is king, distribuition is queen". Esta frase representa o núcleo da apresentação de
Zack Onisko (zack.onisko.com) da Hired.
Ele deu detalhes sobre estratégias de marketing de crescimento, listou 3 estágios no desenvolvimento do produto/serviço e, em seguida, apontou 5 maneiras de alavancar uma startup:

* 3 Estágios do Growth Marketing:
a. Estágio de Produto e Ajuste de Mercado;
b. Estágio de Agitação;
c. Estágio de Escalabilidade.

* 5 maneiras de alavancar uma startup:
 1. Mídia paga;
 2. Vendas de produtos/serviços ou Afiliados;
 3. Parcerias;
 4. Estratégias de SEO;
 5. Viralização.

Sabemos que não existe fórmula mágica, por isso é importante ter um planejamento claro no uso dos recursos disponíveis.
Zack elencou alguns liks úteis também:
 - Searchmetrics - Uma das mais premiadas empresas de otimização em sites de busca;
 - InVision;
 - SocialMouths;
 - Colour Lovers;
 - Creative Market;
 - BuySellAds.

2. Hacking SEO.
Clayton Wood da Identity Labs comentou algumas técnicas e ferramentas de Search Engine Optimization (SEO):
 - SEO Reseller;
 - SEM Rush;
 - Majestic;
 - Blitz Metrics.


3. Successful Facebook Ads.
Dennis Yu da Blitzmetrics trouxe um manual prático de como anunciar e gerenciar
publicidade no Facebook. Foi uma aula e está no link abaixo:
 - http://bit.ly/ddmef16



4. Conteúdo e Storytelling: como falar sério com humor.
Martha Gabriel e Antonio Tabet (Kibe Loco / Porta dos Fundos) debateram sobre carreira e geração de conteúdo, sobre o mundo corporativo e os múltiplos canais de mídia, suas liberdades, diversidade de linguagens, tons de humor e ética.


5. Marketing de Conteúdo & Inbound.
Depois do almoço, tivemos Rafael Rez da WebEstratégica trazendo insights sobre sua atuação no mercado de mídia e marketing de conteúdo.
Falou sobre duas tradições distintas em content marketing: a Escola Cleveland, capitaneada pelo CMI - Content Marketing Institute e a Escola de Boston, na figura da Hubspot Inbound.
Afirmou ainda que a mídia que converge é aquela que consegue somar mídia própria, mídia orgânica e mídia patrocinada.
Seguem algumas citações:
 "O contexto é a palavra do século XXI".
 "Apenas 3% das pessoas que acessam um #ecommerce estão no momento de decisão de compra".
 "Não basta produzir é preciso promover".
 "Conteúdo sem conversão é só publicação grátis". #quote #ChrisGoward

6. Painel Marketing de Conteúdo & Inbound.
Com a participação de Denis Chamas - Unilever - @UnileverBrasil
Elizabeth Almeida - Coca-Cola - @cocacola
Michel Lent - Agência Lent - @lent_ag
Cristina de Luca - CBN - @deluca
Rafael Rez - WebEstratégica - @webestrategica
Emília Chagas (Content Tools - @contenttoolsbr) mediou o painel que foi um bate-papo descontraído repleto de insights sobre o assunto. A atenção ao 'storytelling' norteou grande parte da conversa, sendo a 'verdade', a 'simplicidade', o 'conteúdo' e o 'contexto' as principais preocupações das marcas em suas campanhas digitais.
A necessidade de crescente do cientista de dados em virtude do domínio dos dispositivos móveis no acesso à Internet foi também apontado.
Citações:
 "Boa propaganda não salva produto ruim" #MichelLent
 "Você vai ter que usar o cérebro para ter alcance em marketing nesta era".
 "O smartphone no Brasil virou padrão de 2 anos para cá". #quote @lent_ag

Um serviço interessante da Content Tools em parceria com a Resultados Digitais é o Funil de Vendas do Marketing Digital. Ele te traz resultados, diagnósticos e expectativas para quem já faz marketing digital e também para quem pretende fazer.


7. Desafios e estratégias para estimular downloads e atividade de usuários em aplicativos móveis.
Flávio Tâmega Fernandes nos apresentou a Cheetah Mobile. É conhecida no Brasil, principalmente, por causa de seus app's para celulares 'Clean Master' e 'Battery Doctor', é também responsável por aplicativos que fazem grande sucesso entre os 'milleniums' como Piano Tiles e Musical.ly.

Só para ilustrar, durante a palestra foi citado também o premiadíssimo aplicativo de informação instantânea e notícias "News Republic" que faz boa concorrência com os queridos "Feedly" e "Flipboard".

8. GeoMarketing.
Raphael Daolio, do indispensável aplicativo Waze, demonstrou como oferecer publicidade relevante em tempo real. Em resumo: Geomarketing = localização + precisão + relevância.
Algumas estatísticas:
 "Mais de 9 milhões de usuários Waze no Brasil".
 "Waze é o 6º aplicativo mais baixado no Brasil".
 "Brasil é 2º maior mercado Waze do mundo".
 "São mais de 15 milhões de usuários Waze nos EUA".
 "Apesar do crescimento anual de 2 dígitos do #ecommerce, mais de 80% das vendas ainda são no mundo físico".

9. Cinco estratégias de Growth Hacking para Mobile.
Julian Geffriand da 99Taxis deixou muitas dicas. A maioria são tão simples que parecem óbvias. É ótimo ter alguém para nos abrir os olhos, veja:

* Princípios Básicos do Crescimento:
   1. Tudo é interdependente;
   2. Experimente todas as possibilidades;
   3. Testes A/B.

* Time dos Sonhos do Crescimento:
   1. Líder produtivo, analítico e criativo;
   2. Desenvolvedor Fullstack;
   3. Marketeiro Digital;
   4. Analista de Dados.

Preste atenção nestas frases, elas podem dizer mais do que esperamos:
 "Crescimento é trabalho duro".
 "Viralidade é um dos muitos bons comportamentos que você deve encorajar".
 "O incentivo certo pode fazer milagres".
 "Ninguém sabe o que vai funcionar, só dados podem dizer".
 "Seja oportuno e mova-se rapidamente".
 "Olhe debaixo de cada pedra".
 "Faça coisas que não pode escalar. Se eles funcionam você vai encontrar uma maneira de escalá-los".
 "Concentre-se em coisas que não são possíveis dimensionar".
 "Faça a vida do usuário a mais fácil possível".

10. Netnografia e comportamento humano no digital.
Valéria Brandini, pesquisadora da USP, utiliza a netnografia como meio de pesquisa. Ela considera o método a 'semiótica da cultura digital'. Começou sua exposição nos lembrando "Da invenção da roda ao Grande Colisor de Hádrons (LHC - Large Hadron Collider)".
Ela ia falando e eu vinha me lembrando... Escrevi, "há priscas Eras", sobre a Oralidade e os Weblogs na monografia "Paradigma Informacional" onde tratei da mudança de 'behaviors' e 'mind sets' e do texto do Cientista Político Manuel Domingos, "A Falsa Aceleração do Tempo", em que trata de tecnologia e percepção.
Pontuei algumas de suas falas:
 "Nós últimos 100 anos evoluímos mais em tecnologia do que em 2 mil anos".
 "Se a marca comunica valores (comportamentos), o produto (eu) tende a querer replicar estes valores".
 "O consumidor está se comportando como marcas".

Aqui complemento dizendo que também as marcas estão cada vez mais se comportando como pessoas. Ela confirma isso a seguir:
 "As marcas estão cada vez mais engajadas em causas sociais".
 "A profundidade da legimitidade da causa é o que provoca o engajamento".

11. Mobile e Jornada do Consumidor.
Mitch Gavril da Sociomantic encerrou o dia. Eu estava over de informação e não lembro de nada. Mas confira o infográfico feito pela empresa dele sobre a cena #mobile no Brasil:
https://www.sociomantic.com.br/infografico-mobile-br/




Por fim, deixo o convite para você permanecer atualizado acompanhando os canais Digitalks e visitar o site oficial do Expo Fórum Digitalks 2016.
#GrowthMarketingConf

Nenhum comentário: