25.10.15

Data Design, Data Visualization e Infografia

No dia 20 de outubro de 2015 (terça-feira) tive o privilégio de participar pela primeira vez do Meetup FrontUX (http://www.meetup.com/pt/FrontUX/) focado em desenvolvimento web, design e usabilidade.

Com o tema “Data Design”, o encontro em sua 5a edição, convidou dois especialistas em 'Data Visualization' para expor suas experiências e insigths: Johnny Dutra (Designer) e Luiz Rodrigues (Designer / Front-end Developer)

O encontro foi hospedado pelo Scup/Sprinkrl (https://ideas.scup.com/; https://www.sprinklr.com/; http://www.scup.com.br/pt/) o que me levantou um questionamento: Qual o interesse do Scup em usabilidade? Bom, a resposta não me foi oferecida, no entanto, pude tirar algumas conclusões.

Usar uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais não é tão intuitivo quando gostaria que fosse, no entanto, entre as diversas ferramentas disponíveis no mercado, o Scup se destaca por sua facilidade de uso e objetividade. É muito tranquilo aprender suas funcionalidades e implementá-las e ainda podemos contar com uma equipe atenciosa e disposta a nos socorrer com toda simpatia. Então, concluo ser uma das preocupações do Scup manter sua plataforma ágil com o uso das mais recentes técnicas de usabilidade. Ok, isso foi superficial mas por hora basta.

Preciso relatar o que houve antes de chegaar ao evento pois foi bem mais difícil que escrever isto aqui. Não foi fácil chegar à sede do Scup. Estava ansioso para o Meetup. Tento participar dele deste o primeiro mas o número de pessoas interessadas é grande e o limite de vagas não. Ontem ele coincidiu com o Meetup de CSS3 (http://www.meetup.com/pt/CSS-SP/). Tive que tomar uma dolorosa decisão baseada na incerteza de ser contemplado com o convide para um dos dois. Ótimo! Fui confirmado no FrontUX no Scup. Agora é só confiar cegamente no Google Maps e sair com antecedência suficiente para chegar na hora. Perceberam meu erro? O Google Maps me guiou para dez quilometros de distância do local. Me fez andar muito, pagar passagens desnecessárias, perder tempo e chegar atrasado. Fiquei furibundo. Mas não estava disposto a desistir e perseverei num calor de mais de 30o no fim da tarde em São Paulo.

Estes encontros são muito legais e ontem tive o prazer de reecontrar o Carlos Prado (colega do Grupo de Estudos de HTML5 - http://www.meetup.com/pt/GDG-SP/), Maurício (do Meetup Things Hacker Team - http://www.meetup.com/pt/THT-Things-Hacker-Team/) e Karen (do workshop de Design Sprint do Android Dev Conf 2015 - http://androidconference.imasters.com.br/). Além disso, visitar uma empresa sempre nos remete a outras de similar destaque em outras esferas do infoespaço. Meio que sem querer, falamos da Adaptworks (http://www.adaptworks.com.br/), da Controly (http://www.contro.ly/) e do BankFácil (https://www.bankfacil.com.br/).

Johnny Dutra (Designer) e Luiz Rodrigues (Designer / Front-end Developer) falaram, cada um, sobre suas experiências com Data Design e Linguagens Visuais. Lembramos dos ótimos usos do Action Script de dias passados e dos dias atuais em que o Canvas no HTML5 explode em possibilidades. Debatemos sobre as vantagens do Node.JS e do RubyOnRails; sobre Realidade Aumentada, Python, C e Assembly(!); sobre as diferenças entre processamento de imagens e de vetores... Tudo isso resultou em uma série de links interessantes que preciso estudar logo mais.

Confira:
Exemplos de Infografia e DataVisualizations usadas pelo Scup:

Projeto DSS (Dynamic Style Sheets)

Batalha de Hiperlinks – Todo dia dois links competem por seu voto!

Projeto Círculo da Confiança – Agência D3

Plataforma de Discussão sobre o futuro das cidades

Webcomic of Romance, Sarcasm, Math and Language

Data Design, Data Visualization, Infografia

The 14 best data visualization tools – The Next Web

The 37 best tools for data visualization – Creative Bloq



Nenhum comentário: