15.7.15

15 dicas para melhorar seu feed de notícias no facebook

Em tempo:
Juliano Kimura (Marketing em mídias sociais e interativas / Trianons / SocialBrunch) é um profissional inteligente, carismático e uma das figuras mais competentes que se pode conhecer. É um especialista raro em consultoria em mídias sociais. Este é um 'copy& paste' que faço com orgulho. Enjoy!

"July 13, 2015 •

Como o Facebook funciona?

O Facebook não é uma pessoa ou uma entidade que decide coisas. Pensando friamente, o Facebook não passa de um muitas linhas de programação com pessoas ajustando isso o tempo todo. Então, não é muito certo dizer que o Facebook fez isso ou o Facebook fez aquilo.

Essas dicas para o Facebook são baseadas no fato que o facebook é RESPONSIVO COMPORTAMENTAL. Ele responde ao seu comportamento de uso. Isso quer dizer que conforme seus cliques e a forma como você navega pelo Facebook definirá qual o conteúdo que você receberá.

Entendendo isso, aqui vão dicas que podem melhorar muito sua linha do tempo. Lembrando que aqui não há regras, mas são dicas. Você pode criar suas próprias dicas e acabar descobrindo melhores práticas para você.

1- Imagine que o botão “curtir” é um botão “quero ver mais”

Use o “curtir” como um “quero ver mais”. Clique apenas no conteúdo que você gostaria de ver mais coisas semelhantes. É uma forma simples de começar a melhorar sua qualidade na linha do tempo. Se você clicar no curtir naquele vídeo daquele gatinho fofo, prepare-se para receber mais vídeos de gatinhos fofos.

2- Compartilhe artigos que são realmente importantes pra você

Compartilhar no Facebook é uma ferramenta muito poderosa para potencializar uma mensagem. Compartilhe apenas mensagens e conteúdos que você realmente quer ver mais. Você pode ajudar uma criança com câncer ou mesmo fazer com um que um cãozinho encontre um dono, mas esse tipo de compartilhamento também ajuda a definir o que vai aparecer mais no seu feed de notícias.

SUGESTÃO:COMPARTILHE UMPOST PORDIA

3- Escreva publicações originais de sua autoria sobre um tema especifico

Publique atualizações que saíram da sua mente sobre um tema que gostaria de ver mais. Escrever sua opinião sobre algo também ajuda a definir qual seu perfil. Falar sobre uma notícia ou um tema de seu interesse que está em alta é uma maneira de receber mais informações sobre o tema.

SUGESTÃO:ESCREVA UMA OU DUAS ATUALIZAÇÕESNO FACEBOOK SOBRE O TEMA QUE TE INTERESSAOU UMA NOTÍCIA QUE ACHOU IMPORTANTE.

4- Desative sua privacidade até onde estiver confortável

Não tenha medo da superexposição. Desative o que puder da sua privacidade. Muitas vezes amigos seus tentam te encontrar, porém eles não encontram você no Facebook. Deixar privado suas informações básicas podem te deixar mais seguro para não se encontrado, mas também não permite que sua mensagem chegue para diferentes pessoas. Isso pode aumentar consideravelmente o alcance de suas publicações.

5- Mantenha suas informações atualizadas na guia “Sobre”

Mantenha suas informações da guia “Sobre” atualizadas e públicas. Isso permite que as pessoas te encontrem com mais facilidade e que tenham acesso às suas infos básicas! Colocar onde você estudou ou onde você trabalhou permite que seus ex-colegas encontrem você. Então, facilite a vida deles.

Guia Sobre do Facebook possui informações básicas para que as pessoas encontrem você da maneira mais fácil

6- Qualifique seus amigos usando as listas

A lista de amigos não serve apenas para organizar seus amigos, mas também permite você controlar melhor seu conteúdo publicado.

O conteúdo das pessoas que você quer ver MAIS, coloque em “Melhores amigos” O conteúdo das pessoas que você quer ver MENOS, coloque em “Conhecidos”

7- Assine receber notificações , padrão ou “Ver primeiro”

Quando você realmente gostar de um conteúdo, você pode clicar em “Seguir” e pode escolher entre duas opções. “Ver primeiro” ou “Padrão”. Ser amigo da pessoa não basta para você receber suas atualizações. Se for uma pessoa que sempre publica coisas interessantes sobre um assunto que você quer ver mais, você PRECISA ativar o botão Seguir.

Ativando notificações no Facebook para receber atualizações

8-Desfaça a amizade de Amigos inativos e passivos

Você tem 5000 amigos e nenhuma curtida? Então é hora de rever suas amizades. Desfazer a amizade com pessoas que não interagem com você pode melhorar MUITOOOOOOOooooo a interação com seu conteúdo. Todo “amigo” que não interage com você ou com sua publicação de maneira positiva, está indiretamente e inconscientemente te prejudicando.

PRATIQUE O DESAPEGO NO FACEBOOK

9- Certifique-se que está interagindo com as coisas que realmente gosta

Visite o perfil das pessoas que te interessam. Foque nas Pessoas que, geralmente, compartilham coisas que você quer ver mais. Quando visitar o perfil destas pessoas, certifique-se de interagir com o conteúdo curtindo, compartilhando e comentando. Isso mantem vivo o relacionamento e você terá mais informações sobre.

Passar mais tempo vendo uma foto, lendo um post ou assistindo um vídeo até o final; também conta!

10- Oculte coisas que você não quer ver mais

Essa é a dica que eu mais gosto. É uma maneira direta de você dizer que não quer ver mais isso. Você pode fazer isso de diferentes maneiras e, em casos mais críticos, até denunciar um conteúdo.

Ocultar uma simples publicação – Para não ver mais publicações semelhantes

Deixar de seguir seu amigo – Se você não deseja ver mais o conteúdo dessa pessoa basta deixar de seguir.

Deixar de seguir uma página ou um grupo – Você também pode deixar de seguir a página que publicou um conteúdo que seu amigo publicou, sem deixar de seguir seu amigo.

11- Salve o conteúdo que achar interessante no Facebook

Use a opção “SALVAR” para guardar um conteúdo que achou muito legal e deseja ver depois. Muitas vezes é difícil encontrar um conteúdo que você viu no seu feed de notícias e deixou passar. A opção salvar foi especialmente criada para esses casos. Para isso, basta clicar na setinha no canto superior direito da publicação e escolher a opção salvar. Está no mesmo menu de opções da dica anterior.

Você pode acessar todos os seus links salvos através do endereço: https://www.facebook.com/saved

12 – Verifique suas configurações no facebook periodicamente

Verifique as configurações do seu Facebook periodicamente, existem casos que o uso de aplicativos de Facebook ou mesmo de apps para smartphones acabem alterando algumas configurações da sua conta. Isso também pode ocorrer em casos de atualizações da plataforma.

Segundo o relato de Robert Scoble, ele descobriu que desinstalar um aplicativo e reinstalar um aplicativo podem voltar seu Facebook para configurações padrões.

13- Tenha publicações abertas, ou seja, conteúdo público

Tenha pelo menos dez publicações que estejam configuradas com “Públicas”. Por quê? Pois quando um amigo ou uma nova pessoa que encontrar seu perfil para seguir ou adicionar como amigo possa ver algo sobre você. Isso ajuda a pessoa a decidir se ela vai te adicionar ou se vai te seguir.

14- Não permita que outras pessoas postem no seu perfil (também vale para páginas)

Essa é uma dica valiosa que vale tanto para Perfil quanto para páginas de empresas. Vá nas configurações e deixe restrito a publicação para você ou mesmo que passe por sua aprovação.

15- Converse com as pessoas que você admira e que gosta de ver o conteúdo delas

Conversar com uma pessoa que você gosta de ver o conteúdo também ajuda a definir quais informações você verá no seu feed de notícias.

CONVERSARNOMESSENGER DOFACEBOOK TAMBÉM ÉINTERAÇÃO

Referências importantes para o facebook

Duas pessoas importantes, Fabio Prado Lima e Robert Scoble. Este conteúdo foi inspirado no post original de Robert Scoble com tradução do Fabio Prado Lima. Muitas das dicas são postadas por Robert, mas também inclui minhas considerações pessoais e novas dicas.

Dedicatória deste artigo

Dedico este artigo para as pessoas que vem usando o Facebook para mudar sua própria realidade. Usando o Facebook com uma importante ferramenta para empreender. Que usam o Facebook para inspirar e multiplicar conhecimento.

Written by

Juliano Kimura Marketing em mídias sociais e interativas"

Nenhum comentário: