9.12.08

Saúde por e-mail
Recebi essas dicas de um amigo e achei bom deixar por aqui. Espero que seja útil.

Sintomas do Derrame

O que você deve saber

Derrames acontecem rapidamente ou podem ocorrer ao longo de várias horas, com a situação piorando continuamente. O coágulo que está causando o derrame pode freqüentemente ser dissolvido ou desintegrado, de forma que o sangue possa fluir novamente para o cérebro. Nesses casos, o tratamento imediato pode significar a diferença entre um dano leve e uma deficiência grave permanente.

Somente 20,8% dos participantes do estudo sabiam alguma coisa sobre o tratamento dos derrames. Com o uso de stents, medicamentos e outras tecnologias, os médicos podem parar a progressão de um derrame e limitar muito os seus danos.

Sintomas

Os sintomas de um derrame incluem:
Repentina paralisia, enfraquecimento ou falta de sensibilidade no rosto, braço ou perna - normalmente em um dos lados do corpo;
repentina dificuldade de falar ou de entender a fala (afasia);
problemas repentinos de visão, incluindo o embotamento, a visão dupla ou a perda da visão;
vertigens repentinas, perda de equilíbrio ou perda de coordenação;
uma forte e repentina dor de cabeça, que pode ser acompanhada de uma rigidez na nuca, dor facial, dor entre os olhos, vômitos ou alteração de consciência;
confusão ou problemas de memória, orientação espacial ou percepção.

Nestes casos, um derrame não dá aviso.

Ataque isquêmico transiente

Mas é possível que o derrame dê um aviso. Um sinal de que um derrame é iminente é conhecido como ataque isquêmico transiente. Os sinais e sintomas do ataque isquêmico transiente são os mesmos do derrame, mas duram por um período curto - de alguns minutos a umas poucas horas - e então desaparecem sem deixar efeitos permanentes aparentes.

Uma pessoa pode ter mais de ataque isquêmico transiente, e os sintomas e sinais de cada um deles podem ser similares ou diferentes. Um ataque isquêmico transiente indica um risco sério de que um derrame fulminante venha a seguir.

Nenhum comentário: