14.7.07

Projeto apresentado ao BNB

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

ETNOFOTOGRAFIA

Objetivo
Mostrar os diferenciais na produção e análise da fotografia e seus usos no estudo antropológico apontando possibilidades e potencialidades.

Programa
1. Antropologia: A arte do estudo do homem;
2. Antropologia Visual: A fotografia como método de pesquisa;
3. Fotografia Digital versus Fotografia Analógica;
4. Etnofotografia: Uma busca em Salvador;
5. Etnofotografia: 3ª Bienal de Arte e Cultura da UNE;
6. Conclusão: O início de uma história.

Sobre o instrutor
MAGNO ROCHA
Cientista Social e Arte-Educador.

Nascido em Fortaleza, iniciou suas pesquisas em antropologia visual durante o curso de graduação em 1994. Webdesigner, ensaísta e professor, apresentou suas pesquisas na UERJ, UNICAMP, Universidade Federal de Juiz de Fora e publicou artigos sobre cinema e antropologia na Universidade Federal do Ceará.
Realizou em 1998 o 1º Seminário de Antropologia Visual da UFC, produziu um vídeo-clip para Banda Matutaia e um documentário sobre o Centro Histórico de Fortaleza. Hoje, pesquisa as tecnologias da inteligência e a cibercultura, tendo realizado uma pesquisa em foto etnografia sobre a Capoeira Angola na Bahia (2002) e uma cobertura etnográfica da 3ª Bienal da UNE em Recife (2003).
Ministrou pré-vestibular para o MST-CE, foi professor substituto de Sociologia no Ensino Médio e lecionou aulas particulares de informática (usabilidade, design e arquitetura da informação). Elaborou algumas webpages e cds multimída.
Atualmente, graduado em Ciências Sociais - UFC, onde defendeu a monografia "A Capoeira no Ceará", é professor de Ciências Humanas no ProJovem e professor polivalente (Matemática, Ciências, Geografia e Religião) no Ensino Básico do Estado do Ceará.

Nenhum comentário: