2.7.07

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

É um livro que trata de princípios e exemplos. Muitos princípios e muito mais exemplos, principalmente no que concerne ao trato com as pessoas e às relações humanas em geral.
Concluí a leitura deste livro em 20 dias apesar das suas 308 páginas. É um livro interessante e basicamente informativo. Tem uma linguagem fácil e fluida além de ótimas citações. O livro que chegou às minhas mãos encontra-se na 51ª edição da Cia. Editora Nacional e funciona como um livro educativo. É instigante e propõe respostas e conclusões que somente depois de algumas experiências conseguiríamos chegar sozinhos. Nota-se uma forte mensagem ideológica quanto à utopia americana de uma sociedade ideal (não perfeita!) composta de homens honestos e mulheres honradas. Foi publicado originalmente em 1937 (pós-queda da Bolda de NY e pré-2ª Grande Guerra).
O texto começa mesmo apenas na página 45, depois de um prefácio da esposa do falecido autor, de uma apresentação de um aluno do autor e da introdução e recomendação do autor. O livro busca objetividade e focaliza este intuito em todo o texto. Praticamente 1/3 do livro é repetição, sendo a própria repetição uma recomendação do autor e um princípio da obra.
É interessante por ser um precursor - senão 'O Precursor' - dos livros de auto-ajuda e das relações sociais (especialmente das relações comerciais). Ele trata de diplomacia e comportamento pessoal e é especialmente dirigido para líderes de um modo geral.
O que percebi foi que ele defende uma teoria das relações humanas pouco compatível à realidade brasileira, ou que só é passível de ser aplicada em uma minoria dos setores da sociedade brasileira, posto que pressupõe regras de comportamento e valores sociais que muitas vezes não são cultuados no Brasil. Para o dia-a-dia das relações pessoais o livro recomenda práticas que certamente tornariam o cotidiano mais agradável e concordo que o esforço para a aplicação das técnicas recomendadas valem o esforço.
Muitos dos 'causos' relatados podem ser reutilizados na vida pessoal do leitor e são conhecimentos que promovem o bem-estar pessoal, logo, o bem-estar coletivo também.


Prof. Dale Carnegie
Saiba mais:
Carnegie Nordeste

Nenhum comentário: