8.6.06

Viva Volta

Heloísa Passos, documentário, 35mm, 15', PR.
“Viva a Volta” é um documentário com o trombonista brasileiro Raul de Souza, que, desde 1971, vive fora do Brasil e sofre com a falta de reconhecimento em seu país. Com o som do seu trombone ao fundo, o filme leva o personagem de volta a Bangu (RJ) e reconstrói sua trajetória, revisita Saravah (filme de 1969), e, em 2005, promove o reencontro de Raul e Maria Bethânia que juntos celebram a devoção pela música.
Não sei o que acrescentaria...

Para chegar até a lua

Jose Gulhermo Hiertz, animação, 35mm, 10', SP.
Como será viver tão sozinho a ponto de nem sequer saber o que é solidão? Assim vive Jaime, uma mosca-das-frutas. Ao nascerem, elas possuem apenas um dia e um único propósito de sobreviver: acasalar e morrer. Porém, Jaime nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Agora, com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência.


Também sou teu povo
Orlando Pereira e Franklinlacerda, documentário, vídeo, 14', CE.
O filme parte da visão dos travestis de Juazeiro do Norte e da sua relação com esta cidade para (re)contar a(s) história(s) no cenário das romarias. Mostra a relação com o visitante romeiro, o personagem Padre Cícero, a religiosidade, a Igreja. Sempre considerando a experiência e a visão de mundo desses "atores sociais", os travestis.

Nenhum comentário: