4.5.06

O Conceito de Cidade

A cidade não é apenas um espaço de lugares, é também um espaço de fluxos.
Na cidade os lugares são definidos por processos de produção, transformação e uso – de matérias e significados. É para lá que se dirigem as mercadorias e é de lá que elas vão para todos os lugares.
É na cidade onde se concentram as possibilidades culturais, a variedade de serviços e empregos, os poderes de decisão e controle (políticos, econômicos, religiosos, midiáticos, etc.).
É no urbano que o rural se atualiza. A cidade funciona como atrator de coisas e pessoas e sua importância é demarcada pela quantidade e qualidade de fluxos (materiais e imateriais) que a percorrem.
Ela atrai, acumula, planeja e redistribui recursos humanos e materiais.
É na cidade que a dominação social e a desorganização das massas é articulada pelas elites. Ela é o centro das atenções, das intenções, dos desejos, das esperanças e das frustrações; é espaço de tensão e de lazer; dos sentimentos contraditórios e, paradoxalmente, da desumanidade. Multidão e solidão são fenômenos do cotidiano da urbe.

Elaborei este texto para Sociologia Urbana com base em 3 textos: O que é Cidade?,O ABC do Desenvolvimento Urbano e A Sociedade em Rede.


Nenhum comentário: