11.5.06

Koyaanisqatsi

Koyaanisqatsi chocou todo mundo quando foi lançado em 1983, por ser um filme sem diálogos. O documentário dirigido por Godfrey Reggio e com a produção de Francis Ford Coppola, mostra o contraste entre a beleza da natureza com o frenesi da atual sociedade urbana, tudo em imagens velozes, que não deixam o espectador respirar. A trilha sonora de Philip Glass é um charme extra nesse que é considerado pelos críticos uma das maiores obras-primas da sétima arte.

O documentário de Reggio pode ser chamado de fotografias em movimento, com ritmos de exibição alternados, as vezes rápidos, as vezes lentos. O objetivo é deixar o espectador hipinotizado com as imagens exibidas em Koyaanisqatsi, em muitos casos bastantes comuns no cotidiano. O longa tem ainda mostra o verdadeiro caminho que a nossa sociedade está tomando: Degradação, usinas nucleares, stress no cotidiano e a formações de opiniões emitidas pelos canais de TV em geral.

O filme faz parte de uma trilogia, chamada de “Qatsi”. Os outros documentários, que não são tão populares no Brasil,são Powaqaatsi (inspirado no extinto garimpo da Serra Pelada) e Noqovqatsi. Com certeza Koyaanisqatsi é um grande filme, mas se você não é muito fã do estilo “2001 Uma Odisséia no Espaço” passe longe, pois com certeza esse documentário poderá te dar muito sono.

Saiba mais:
Spitito of Baraka

Nenhum comentário: