16.10.05

Programas reforçam formação do professor

14/10/2005 10h30

Neste sábado, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor. A data para homenagear este profissional não foi escolhida ao acaso. Neste dia, em 1827, Dom Pedro I baixou um decreto imperial que criou o ensino elementar no Brasil. Mas foi somente em 1963 que o 15 de outubro foi definido como o Dia do Professor.

Há no Brasil 2,4 milhões de professores, responsáveis pela educação de mais de 50 milhões de jovens, da creche ao ensino médio. Apesar das dificuldades, a gratificação por ensinar valores e conhecimentos a crianças, jovens e adultos é uma recompensa. “Comprar papel e até giz é um desafio, mas quando a gente tem isso no coração enfrenta todos os obstáculos”, diz a pernambucana Maria José Muniz, professora há 25 anos.

Dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) apontam que quanto maior a escolaridade do professor, melhor o desempenho dos alunos. Significativa parte dos profissionais que está na sala de aula, porém, atua sem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Na educação infantil, cerca de 35 mil professores não têm o curso de magistério. Já entre os educadores da primeira à quarta série do ensino fundamental, 30 mil trabalham sem ter a formação adequada. Em relação às séries finais do ensino fundamental (quinta à oitava) e ao ensino médio, são cerca de 200 mil professores sem cursos de licenciatura.

Realidade — Para resolver o problema, o MEC está implementando um sistema nacional, com as modalidades de formação inicial, para aqueles sem habilitação legal, e de formação continuada, com conteúdos para melhorar e atualizar a didática dos profissionais que já têm magistério ou licenciatura. O trabalho é dividido nos programas Proformação, Pró-Licenciatura, Pró-Letramento, Proinfantil, ProIfem, Rede Nacional de Formação Continuada de Professores e Programa Universidade para Todos (ProUni).

Para a professora Eurotildes Dias Pires, de Aparecida de Goiânia, Goiás, a tarefa de educar foi aprimorada depois de concluir o curso de magistério pelo Proformação, em 2004. “Mudamos a metodologia do trabalho, passamos a ter mais segurança no que fazemos, As crianças estão com bom rendimento. Até cresceu minha auto-estima”, comemorou.

Repórter: Flavia Nery

fonte: Ministério da Educação

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