17.10.05

II Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul
Fortaleza, 17/10/2005

“São João – Daqui a vista é linda” é o nome do documentário que a Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Bárbara de Alencar apresenta amanhã, dia 18, às 20 horas, durante a abertura do II Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul, que acontece no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura até a próxima sexta-feira, dia 21.

O evento abre espaço a todos os jovens entre 18 e 24 anos procedentes de projetos sociais dos países do Mercosul para exporem seus trabalhos em cinema e vídeo. O Festival conta com o apoio das Organizações Não-Governamentais Aldeia (Ce) e IMA (ES), além da parceria com o Ministério da Cultura.

Durante o evento ocorrerão mesas redondas para discutir televisão e cinema de qualidade para crianças e adolescentes e ainda serão ministradas oficinas para os jovens. Entre os participantes do evento estarão professores e alunos das escolas públicas, alunos e professores universitários, jornalistas, gestores de ONG’s, e demais interessados em mídias audiovisuais.

O evento contará com a presença de Orlando Sena, Secretário Nacional do Audiovisual além de representantes dos canais Futura, Uncine (Argentina), Iman (Uruguai), Tv Ceará, Fundação das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef) e Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

A escola, que conta com 1.633 alunos do Ensino Fundamental e Médio, produziu o documentário sobre a rua São João, no bairro Mucuripe, com a participação de 20 alunos, que foram capacitados durante seis meses no curso de Multimídia promovido pela ONG Aldeia.

A unidade também comemora a premiação concedida pela empresa Rapix, através de Concurso de Redação, cujo melhor trabalho foi elaborado pelo aluno do 1º ano do Ensino Médio, Jhon Barbosa Antunes. Ele escreveu sobre "A importância da Internet na Escola".

O prêmio abrange um projeto de internet banda larga, contendo cinco computadores, uma biblioteca virtual e assessoria ténica durante um ano. A iniciativa será implementada a partir de 2006.

Fonte: SEDUC - ASSECOM

Nenhum comentário: