6.9.16

Hackathon Sprinklr "Eleições 2016"


Nos dias 3 e 4 de setembro de 2016 pessoas dos mais diversos locais do país e das mais diversas especialidades se juntaram no Impact Hub (espaço de coworking) para desenvolver ideias que estimulem os cidadãos no envolvimento mais aprofundado de questões políticas e eleitorais. A multinacional Sprinklr, famosa por fazer a compra mais bem sucedida de uma startup desde a negociação da Buscapé em 2009 (Época Negócios "Ele fez do ódio um negócio" ), promoveu uma maratona hacker com o título "Eleições 2016"

Eu participei com o projeto "Política do Chef". A ideia veio do colega Rafael Campelo, que junto com sua noiva Náthalie e o amigo Neto, pensaram numa forma de educar e promover a participação dos cidadãos nas políticas públicas de sua cidade - antes, durante e depois das eleições. Nosso app usará o conceito de 'gamificação' para bonificar os usuários com doces gourmet virtuais, badges e títulos nas interações com o aplicativo. Nele, você poderá comparar propostas de governo dos candidatos, acompanhar suas 'buzz words', segmentar o que você quer ver e ser recompensado por isso. O app tem também a função de denunciar e difundir os problemas da cidade encontrados pelos usuários de modo similar ao premiado colab.re.

A nossa ideia é ótima mas não convenceu os jurados que elegeram o "Vota Certo" como o grande finalista da competição. Foram 12 grupos que apresentaram ideias curiosas, inovadoras e mesmo futuristas. Eu fiquei particularmente surpreso com as possibilidades do "Professor Política (@profpolitica) " que usa #machinelearning algorithms para responder às perguntas associadas a uma ou mais hashtags definidas. 

"Saibam mais sobre os projetos escolhidos:

1º lugar: Vota certo - O aplicativo funciona como um "Tinder" onde o usuário recebe postagens vindas do Twitter sem a informação do candidato que publicou ou de qual candidato a noticia se refere. A partir dessas informações, o usuário diz se aprova, reprova ou se é indiferente ao que é mostrado e no fim ele traz o candidato que tem mais match com as escolhas feitas. 

2º lugar: Quem vota (http://quemvota.politicahacker.org/) - Página que simula a votação de projetos na câmara de vereadores de São Paulo e contribui para informar sobre o que está em pauta, detalhes das PLs e o que os vereadores já votaram ou ainda está parado. Você pode votar nas PLs que já passaram pela câmara e ao final a página te mostra qual com quais vereadores você vota mais parecido. 

3º lugar: Meu candidato - Criação de cartas dos candidatos no estilo "yugi-oh"/super trunfo usando uma tecnologia implantada que puxa as palavras mais ditas pelos candidatos dos municípios nas redes sociais. As cartas se transformariam em um jogo onde seria possível fazer a comparação entre todos os candidatos de cada município.

Foi um fim de semana intenso e instigante. Agradeço a Sprinklr que garantiu o café, muito energético, snacks para segurar a energia e convidou massoterapeutas para momentos de descompressão. Só faltou um background musical para manter o compasso (e alguns souvenirs do evento que teriam sido super bem vindos). Parabenizo a sua equipe que foi fantástica durante todo o evento no suporte aos competidores! 


Nenhum comentário: