2.11.13

IX Fórum de Editoração - O Profissional

"Escritores, jornalistas, editores, fotógrafos, ilustradores, designers e inúmeros outros profissionais dão forma e conteúdo ao que lemos, trabalhando em diferentes plataformas de acesso.

Com recorte centrado na produção editorial atual, este espaço de discussão busca fornecer elementos que esclareçam e enriqueçam o panorama profissional que rege o mercado editorial contemporâneo. "

O fórum foi fantástico! Realizado pela ComArteJr., o evento foi rico em informações sobre o mercado editorial brasileiro e o momento pelo qual passa os profissionais do ramo devido, especialmente, a convergência digital e o fenômenos dos e-books. Completo, o evento trouxe profissionais dos didáticos, paradidáticos, jornais, revistas, quadrinhos, publicações comerciais, sindicalistas, etc. Algumas questões ficaram no ar. Foi dito e repetido que o nosso mercado (o Brasil inteiro!) é pequeno. E aqui me ocorre que as indústrias gráficas de didáticos e paradidáticos vendem para o Governo (Municipal, Estadual e Federal) bilhões de exemplares por ano enquanto as demais editoras precisam se contentar com - estrondosos - sucessos de vendas na base de algumas centenas de milhares. Tem algo estranho neste mercado. 200 milhões de habitantes... Pequena porcentagem de analfabetos plenos... Humm...  

Saiba mais:

Nenhum comentário: