30.8.07

Fim da 2ª turma do ProJovem

Último dia da 2ª Turma ProJovem Fortaleza
Ontem realizou-se a última avaliação do Programa de Inclusão de Jovens em Fortaleza. As provas são aplicadas por fiscais da UECE e não é dado acesso aos professores quanto ao conteúdo das provas nem antes, nem depois da aplicação. A prova de ontem, conhecida como 'provão' equivale a mesma quantidade de pontos de todo o curso. A avaliação no ProJovem, por ser elaborada externamente, talvez prejudique o diagnóstico do programa posto que não avalia as peculiaridades locais. Em um dia vão disputar 500 pontos, o mesmo que durante oano todo com trabalhos, provas e outras avaliações.
 
Quanto a escola onde eu lecionava, a Escola Municipal Maria de Jesus Oriá Alencar, não receberá mais novas turmas do ProJovem. Tenho várias reservas quanto à direção dessa escola. Não pessoalmente quanto à diretora, que um doce de pessoa, mas nós do ProJovem fomos discriminados e retaliados durante todo o Programa. Os alunos do ProJovem foram e continuam sendo rotulados como 'vagabundos', 'vândalos', 'ladrões', 'drogados', etc. o que muitas vezes justificou atos do corpo técnico da escola.
 
Minha principal queixa é a falta do uso dos computadores que foram doados à escola pelo ProJovem e, no entanto, nunca usufruiram do laboratório de informática. Mesmo estando funcionando a diretoria da escola não se dispôs a deixar que usássemos, sempre com as desculpas mais variadas, desde problemas com a rede elétrica até a falta de alguém pra orientar sobre os dispositivos de estabilização e rede.
 
Nossos alunos dessa escola só tiveram aulas de informática por que conseguimos um ônibus com a prefeitura que toda semana os levava a uma outra escola onde a direção disponibilizava e facilitava o diálogo com o Programa de Inclusão de Jovens. 
 
 

Nenhum comentário: