4.1.02



Fênix ressurge das cinzas


Um mito grego conta que a cada 576 anos uma ave chamada Fênix, representante de toda força vital do Universo, torna-se tão poderosa que seu corpo não conseguindo mais conter seu poder se autodestrói em chamas até as cinzas. Então das cinzas ressurge uma nova Fênix, muito mais fabulosa e completamente nova. Historicamente observa-se que mais ou menos neste mesmo intervalo de tempo a humanidade se depara com alguma descoberta ou acontecimento que faz rever todos os conceitos, comportamentos, crenças, enfim, analise profunda nas sociedades, deixando como resultado um aprimoramento que vai separar a historia em dois momentos: Como era antes e como vai ser a partir de agora.
Analisando os dados históricos dos últimos dois mil anos, observamos esse fenômeno. Por volta do ano zero verificamos declínio da cultura da cultura grega e a ascensão do cristianismo, cerca de 500 anos depois o estabelecimento do Império romano e a influencia do catolicismo. No ano mil vemos o queda do Império muçulmano (otomano) e em 1500 a descoberta do Novo Mundo, as Américas. O ano 2000 vem com a descoberta do espaço sideral como uma ambiente habitável ( No ano 2001 um atentado terrorista destrói o maior símbolo do poder do econômico). O que nos trata o ano 2500?
Ultrapassamos a velocidade do som, comunicamo-nos quase que telepaticamente a qualquer distancia, guardamos e ampliamos em qualquer som e/ou imagem.
Estamos acostumados a operar maquinas todos os dias, do amanhece ao dormir, sem percebermos transformaram-nos em cibórgues, em maquinas humanas, ou numa humanidade maquínica. A interface máquina é na vida do homem contemporâneo indispensável. Agora mesmo, não estaria escrevendo não fosse o meio elétrico gerado graças a interfaces exteriores ao meu lar, possível devido a inventividade humana.

Nenhum comentário: