11.4.18

De frente com o back-end no #PHPExperience 2018

Organizado pelo iMasters (https://imasters.com.br) em parceria com a comunidade de desenvolvedores PHP-SP (https://phpsp.org.br), o PHP Experience (https://eventos.imasters.com.br/phpexperience/) já é o maior evento do planeta sobre esta linguagem de programação.

Em sua 3ª edição reuniu usuários, fãs, profissionais e empresas para debater, atualizar e apresentar o estado do uso desta tecnologia no mundo, além de fornecer dicas de boas práticas e de segurança.

Eventos de tecnologia tem o estranho hábito de me surpreender. Desta vez foi com o Gabriel Couto (https://twitter.com/gabrielrcouto) que deixou todo mundo de cabelo em pé ao anunciar a criação de uma criptomoeda baseada em PHP, o 'PHPlata' (https://github.com/gabrielrcouto/phplata) ( 'pê-agá-plata'). Ele já havia surpreendido o mundo anteriormente emulando um Gameboy no terminal usando PHP. Segundo ele, foi para responder a uma pergunta que sempre lhe faziam: "O que a linguagem PHP pode realmente fazer?" Confira. https://github.com/gabrielrcouto/php-terminal-gameboy-emulator

O PHP é a linguagem de programação mais difundida e usada na web hoje. Por ser onipresente (mas não perfeita) é geradora de grandes polêmicas, de devotos extremos e, até mesmo, de haters ferozes. Disso nascem muitas brincadeiras e piadas o que torna eventos como este super divertidos além de densamente técnicos.
Uma das curiosidades da edição deste ano foi a grande presença de designers e desenvolvedores frontend, tanto na platéia quanto no palco (sim, é sério). Por ser uma linguagem que interage com servidores e bancos de dados, a presença de designers costuma ser rara.

Isso é interessante visto que no passado a distinção entre frontend e backend não era tão clara - sequer existiam estas denominações. Nos primórdios da web, eram comuns as figuras do webdesigner e do webmaster. Essas funções não eram bem delimitadas sendo, muitas vezes, a mesma pessoa a responsável pelo visual, comportamento e funcionamento de uma página na Internet. Era frequente você encontrar um webmaster descrever as suas atividades da mesma forma que um webdesigner. Estaríamos voltando às origens?

Hoje, o "desenvolvedor fullstack" (aquele programador que domina todas as camadas de uma aplicação web) é o profissional mais valorizado no mercado e o perfil ambicionado por grande número de pessoas. É o chamado "profissional unicórnio"; de onde sempre decorre a pergunta: alguém já viu um?

Esta edição foi realizada nos dias 5 e 6 de março. O 1º dia foi marcado por Keynotes num grande auditório com palestrantes internacionais, grandes nomes do PHP nacional e pontuado pelo programador show-man Rodrigo Pokemao (http://pokephp.com.br) com um stand up hilário - e hiper-segmentado - chamado "Integrando PHP com Go"(https://www.youtube.com/watch?v=c0TMy5m5_DE - não achei a apresentação completa).

No 2º dia os auditórios Assembly, Fortran e Smalltalk ficaram lotados para acompanhar palestras que abordavam assuntos diversos: arquitetura, programação funcional, mensageria, interfaces conversacionais, frameworks, perfomance, testes, webapps, APIs, estrutura de dados, serverless,, infraestrutura e muito mais.



Foi muito conteúdo mas destaco o cuidado presente em cada apresentação quanto à qualidade de código e o rigor no desenvolvimento. "Excelência é o que buscamos", isso ficou claro em todas sessões e na própria organização do evento.

Entre as atrações diferenciadas, tiveram as sessões de 'Code Review' com os palestrantes, a bancada com computadores disponíveis para aplicar testes de certificaçãoo encontro com líderes de comunidades PHP (iMasters Community Summit), o show da Banda Elephants (composta de integrantes nerds e barulhentos) e ainda a gravação do 1º episódio Hipsters OnTheRoad (https://hipsters.tech/php-experience-performance-web-criptomoedas-e-mais-hipsters-on-the-road-01/) do podcast Hipster.tech feito durante no evento.

Agradeço às meninas do PHPWoman (http://phpwomen.org.br) que sortearam algumas inscrições através de suas redes sociais e foi o que me permitiu essa experiência ímpar. Obrigado demais!

O que andam dizendo por aí:
https://www.kinghost.com.br/blog/2018/03/php-experience-2018-uma-visao-diferente/
https://imasters.com.br/linguagens/php/php-experience-2018-profiling-uma-tecnica-eficiente-para-encontrar-gargalos-e-otimizar-sua-aplicacao/
https://imasters.com.br/linguagens/php/cinco-projetos-php-nao-convencionais/

Nenhum comentário: